Projeto Ímpar

Um passo para o futuro

Resumo do projeto

Pesquisas comprovam que a maioria dos casos mundiais são causados por imprudências no trânsito. Mas com estas pessoas, o melhor aconteceu, perderam uma perna, mas não a vida.

No Brasil, calcula-se que 85% das amputações ocorrem em membros inferiores. E infelizmente, menos de 3% destas pessoas conseguem acesso a próteses.

Agora elas possuem uma perna só. São Unípedes. Singulares. Ímpares.

Quantos calçados você compra por ano? É fácil escolher? São sim. Milhares na vitrine. Todas as marcas do mundo pensando em você.

Mas e se você tivesse que comprar um pé só? Quantas marcas pensariam em você? Nosso público não são pares. Eles são ímpares.

Você tem ideia de quantos calçados são desperdiçados por dia em uma linha de produção? Nós tivemos.

O Projeto Ímpar é uma rede de solidariedade, onde as indústrias calçadistas doam produtos em perfeito estado, que seriam descartados, por algum pequeno defeito de produção, e os unípedes doam os que eles não mais precisam. Os que possuem a perna esquerda, doam o calçado direito. E vice-versa.

O Ímpar é um projeto filantrópico, uma rede humana de solidariedade, que sensibilizou os maiores veículos do país:

• Jornal Estadão
• Portal R7
• Portal G1
• TV Globo
• SBT – Sistema Brasileiro de Televisão
• TV Record
• TV Band
• TV Futura
• Portal Catraca Livre
• FIESP – Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo

Sensibilizou também diversos influenciadores. Total de views da campanha: mais de 8 milhões. Em menos de um ano o Projeto Ímpar já formou uma rede de mais de centenas de indústrias nacionais de calçados, e mais de 400 unípedes cadastrados, formando assim uma grande rede de solidariedade ímpar: exclusiva no mundo.

Desafio

Este Projeto foi inspirado na atitude solidária e pessoal de Elida Rodrigues, uma moradora de Belo Horizonte que localizou alguns sapatos únicos em uma lixeira e ficou com pena de descartá-los. Com este sentimento, ela encontrou pela vizinhança e, por indicações, pessoas que possuíam somente um pé para que fosse possível a doação daqueles calçados resgatados de um descarte de uma loja.

O desafio deste Projeto é tornar o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui – Sinbi, parte de uma sociedade inclusiva nacional, compromissada com a diversidade e caracterizada, principalmente, por iniciativas políticas e filosóficas em seu meio.

O Ímpar – Um passo para o Futuro, contribuirá com um grupo que, em sua maioria, é segregado e não tem os mesmos recursos que os demais, denominados como unípedes – indivíduos que possuem apenas um pé. Unípede: Adjetivo feminino e masculino, pessoa caracterizada por ter apenas um pé.

A inclusão de pessoas que têm apenas um membro inferior, sejam elas amputadas ou deficientes por natureza, na sociedade comum é um desafio. Entretanto, este projeto visa excelentes resultados em todo o país.

Solução

A partir de uma plataforma online – www.projetoimpar.com, inicialmente as Indústrias associadas ao Sinbi – Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui, farão as doações de calçados, produtos estes que em outro momento seriam descartados.

A plataforma online convidará pessoas de todo o Brasil que possuem apenas um membro inferior, a se cadastrarem e solicitarem a doação do produto. A plataforma contemplará um sistema administrativo de cadastro dos produtos arrecadados com as principais informações – numeração, indicação de pé esquerdo ou direito e marca da empresa doadora. As pessoas cadastradas regularmente e que tiverem a combinação das características necessárias para adquirirem o calçado, receberão a doação no endereço informado.

Além das Indústrias associadas ao Sindicato, o Projeto Ímpar também oferecerá a oportunidade de qualquer indivíduo da sociedade a contribuir com a plataforma, doando pares de calçados novos ou semiusados, que administrativamente e internamente serão separados e cadastrados na plataforma. Além, da contribuição da sociedade em geral, a plataforma gerará o a oportunidade dos unípedes possuírem um ponto de troca dos produtos, ou seja, por exemplo, a doação de vários pares esquerdos, não utilizáveis ao longo da vida, por pares do lado direito, beneficiando assim, inúmeras pessoas e formando uma rede de solidariedade.

Resultado

Apenas em seus primeiros meses de lançamento, o Projeto Ímpar já cadastrou vários unípedes beneficiados na plataforma on-line e já recebeu a doação de mais de 2.000 pés de calçados.