Um minuto e um passo para o futuro

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Um minuto de silêncio paira na sala de reunião após a apresentação da ideia.

Aquele momento, por mais curto que seja, faz o coração de qualquer publicitário bater mais forte.

Acreditar no poder da comunicação e que ela pode mudar vidas é uma crença que todos os comunicadores devem ter. A comunicação, a publicidade, a propaganda e todas as vertentes do marketing precisam pensar no próximo, não apenas como um simples consumidor, mas sim, como uma pessoa que terá uma experiência a partir do que é proposto pela marca a qual se trabalha.

E, de tanto trabalhar, o próximo é visto como protagonista das ideias que surgem nos brainstorms. E eu falo de você, de clientes, ou consumidores, fornecedores, parceiros, eu falo de minorias, gente que pode até não estar conectado a ideia principal. Eu falo de gente!

E de tanto trabalhar com gente, surgiu a ideia do tema principal deste texto.

A importância do projeto não se dá apenas pela doação de calçados para quem realmente precisa. O projeto criou uma rede de solidariedade entre pessoas que careciam dessa iniciativa e tudo começou com apenas um passo. Um passo para o futuro!

Eu falo do Projeto Ímpar.

Um projeto que doa, gratuitamente, calçados novos e únicos para pessoas que têm apenas um pé. Seja por má formação congênita ou por amputação, os unípedes – como são denominadas as pessoas que não têm um dos membros inferiores – não precisam comprar um par de calçados quando, na realidade, deixarão um dos pés de calçado guardado. Ou, em casos extremos, utilizados quando não há recurso suficiente para a troca.

Este é um projeto que nasceu da solidariedade! O Projeto Ímpar, em pouco mais de um ano, já tem mais de 300 unípedes cadastrados, os quais receberam os calçados que solicitaram pelo site que funciona como uma loja online, porém, sem custo de compra alguma. Esta ação foi idealizada pela agência DLS/ Comunicação e hoje é executada em conjunto com o Sinbi, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, o qual, segundos depois do momento em que o coração batia mais forte, aprovou a ideia e não mediu esforços para que, do papel, saísse uma das campanhas mais emocionantes, funcionais e colaborativas que a DLS/ Comunicação já realizou.

O conceito do projeto partiu de uma história pessoal de uma moradora de Belo Horizonte, Élida Rodrigues, que certa vez encontrou calçados jogados em uma lixeira e notou que eles eram apenas de um pé, e chegou até as pessoas que necessitavam daqueles calçados.

Inspirado nessa história, o Projeto Ímpar nasceu, se desenvolveu e cresceu muito rápido. Mais de três mil calçados únicos, direitos e esquerdos, foram doados por associados do Sinbi, outras marcas solidárias, unípedes que se encontraram no projeto e também doadores anônimos.

No início do projeto, buscamos incessantemente histórias que provassem que a ideia de ajudar uma minoria específica – que é grande – era válida e, surpreendentemente, surgiram oito personagens importantíssimos para a campanha, que compartilharam suas histórias com o intuito de contribuir para o lançamento do projeto. Todos, de alguma forma, perderam um dos seus membros inferiores e, hoje, andam utilizando prótese ou apenas muletas. Todas as histórias, compartilhadas com milhares de seguidores da campanha nas redes sociais, tocaram corações e fizeram o projeto tornar-se ainda mais real e próximo.

Hoje, além das empresas parceiras, os próprios unípedes compartilham com o projeto os calçados que nunca usaram, doando-os através do site.

Nas mídias, o projeto já estampou matérias em blogs, sites de notícias, jornais, perfis de famosos e programas de TV em todos os maiores canais abertos de televisão.

Não é à toa que mais de 10 estados do Brasil foram alcançados pelo projeto. Doações foram feitas para os estados Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, entre outros. Aqui vemos a força que o projeto ganhou em tão pouco tempo!

E, uma estratégia como essa, não poderia deixar de estar entre as principais premiações publicitárias do país. O Projeto Ímpar foi indicado em várias categorias de premiações diferentes e selecionado por cinco vezes, incluindo um ouro na categoria “Melhores Práticas Sindicais” da Fiesp.

Este é ou não um projeto que faz o coração bater mais forte?

Para isso, é preciso de duas situações que parecem simples – ora complexas – mas essenciais: a crença de que a comunicação pode mudar vidas e a aprovação da ideia.

Comunicação não se faz sozinha, solidariedade também não, e pensar no próximo, mesmo que você nunca o tenha visto, é o que move o mundo e muda o futuro.

 

Gabriéli Peres

Social Media

gabrieli@dlscomunicacao.com.br

 

Olavo Martins

Atendimento e Planejamento

olavo@dlscomunicacao.com.br

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